Novo perfilômetro de rodas ferroviárias

28/12/2016 13:04
Imagem: IKP-5 modelo 2016.

Imagem: IKP-5 modelo 2016.

A RIFTEK, empresa com sede na Bielorrússia especializada em sensores e instrumentos opto-eletrônicos para medição, modificou o seu perfilômetro de rodas ferroviárias IKP-5 e lançou o novo equipamento modelo 2016, agora com melhorias na confiabilidade conseguidas por meio de recomendações dos seus clientes.

O perfilômetro da RIFTEK utiliza tecnologia laser para medir os parâmetros geométricos das rodas ferroviários. Com o equipamento, consegue-se medir espessura, altura e inclinação da flange, espessura do aro e ainda faz um levantamento completo do perfil das rodas. O perfilômetro é disponível com um PDA touch screen com bluetooth para recepção, visualização e armazenamento de dados e configuração. Além disso, há um banco de dados junto com um pacote de software para gravar e processar as medidas de desgaste de rodas.

O novo modelo possui alterações que aumentam a confiabilidade do equipamento. Os principais problemas do modelo antigo eram alta fricção, possibilidade de interferência e fragilidade. Uma das alterações está no design que fornece ao perfilômetro menos atrito e maior precisão. Outra alteração está no software do PDA que agora possui uma interface mais amigável, possibilidade de utilizar mais dispositivos bluetooth para salvar informações e há mais parâmetros calculados na flange e no aro, como desgaste desigual e cavidades na superfície da roda. Por fim, o software disponível para PC também foi melhorado para facilitar a sua operação, trabalhar com novos parâmetros e ganhou uma novidade: comparar vários perfis salvos anteriormente.

Para mais informações, acesse:

http://www.railway-technology.com/contractors/track/riftek/presslaser-wheel-profilometer-ikp-5-model-2016.html