Projeto GreenZenTag monitora a qualidade do ar a partir de trams

02/02/2017 23:16

 

Imagem: Tram de Grenoble

Imagem: Tram de Grenoble

 

Durante dois meses, micro sensores instalados no teto de trams monitorarão a qualidade do ar na cidade de Grenoble, na França. A iniciativa faz parte do projeto GreenZenTag, desenvolvido pelo instituto de pesquisa Agglomeration of Grenoble Laboratory of Mobility Research, com o apoio das startups francesas EcoLogicSense, Zenbus e Egis Environment Atmo Auvergne-Rhône Alpes.

Os sensores medem o nível e a localização da poluição do ar, e os dados coletados são transmitidos simultaneamente para o instituto responsável pelo monitoramento. Todos os dias entre dezembro e fevereiro, os sensores realizarão 6 mil medições de partículas finas na linha A, entre Fontaine e Échirolles. Esses dados complementarão as informações da Atmo Auvergne-Rhône Alpes – organização responsável por monitorar a qualidade do ar na região.

A fase de coleta de dados levará dois meses, e será seguida por uma fase de análise com mesma duração. Se bem sucedido, o sistema poderá se tornar parte permanente do monitoramento da poluição da cidade, e um aplicativo para smartphones pode ser desenvolvido para informar a qualidade do ar.

Para mais informações, acesse: http://www.air-rhonealpes.fr/actualite/atmo-auvergne-rhone-alpes-partenaire-de-lexperimentation-greenzentag-sur-grenoblehttp://www.railjournal.com/index.php/technology/trams-monitor-air-pollution-in-grenoble.html?channel=2078;