Universidade de Florença desenvolve modelo para analisar frenagem regenerativa em linhas de alta velocidade

24/02/2017 19:51
Imagem: Catenária da linha de alta velocidade ‘Direttissima”

Imagem: Catenária da linha de alta velocidade “Direttissima”

Um novo modelo foi desenvolvido pela Universidade de Florença, na Itália, para estudar a economia de energia proporcionada por sistemas de frenagem regenerativa em trens. Os pesquisadores desenvolveram uma abordagem de modelagem acoplada, adequada para a análise da otimização energética de sistemas ferroviários e baseada na nova linguagem orientada a objetos Matlab-Simscape TM, que apresenta várias vantagens em relação às ferramentas convencionais de modelagem.

O uso da linguagem Matlab-Simscape TM permite obter resultados precisos com grande eficiência, permitindo realizar um grande número de simulações e investigar vários cenários diferentes. Para confirmar os resultados da simulação, o modelo proposto também foi validado experimentalmente.

O modelo foi testado considerando uma linha de alta velocidade italiana que opera em corrente contínua e o o trem de alta velocidade ETR 1000. Além disso, foi realizada uma análise de eficiência, considerando o uso de dispositivos de armazenamento de energia. Os resultados mostraram que o uso de tais dispositivos pode permitir uma economia significativa, mesmo em um sistema de alta velocidade, onde a freqüência de frenagem é bastante baixa. De acordo com a simulação, é possível recuperar aproximadamente um terço da energia envolvida na frenagem da composição.

Para mais informações, acesse: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0196890416309104