Sistema de reconfiguração de trens de passageiros é apresentado na Railtex

16/05/2017 18:45

Imagem: Adaptable carriage

Um novo sistema que permite que os interiores de trens de passageiros sejam reconfigurados para transportar mercadorias está pronto para testes. Um módulo de demonstração foi exibido na exposição Railtex no National Exhibition Centre, em Birmingham, de 9 a 11 de maio.

O Adaptable Carriage, desenvolvido pela 42 Technology, da Grã-Bretanha, permite que assentos e mesas sejam automaticamente arrumados para criar espaço para pacotes de baixa densidade e alto valor. Vinte filas de assentos podem ser comprimidas para criar um espaço equivalente à capacidade de um reboque de caminhão articulado.

O sistema apresenta assentos dobráveis, permitindo uma limpeza mais fácil depois de os assentos serem arrumados. Um mecanismo deslizante é usado para configurar os assentos para uso dos passageiros e travá-los em posição. Os assentos e mecanismos foram projetados para minimizar o peso. Todos os bancos, mesas e draft screens dentro de cada seção estão ligados entre si e podem ser movidos ao longo do comprimento do veículo. O sistema de controle garante a segurança dos assentos em ambos os modos, passageiro e carga. A reconfiguração é totalmente automatizada, e processo leva menos de três minutos para ser concluído.

De acordo com a 42 Technology, o sistema pode ser instalado tanto em veículos de alumínio como em aço e é adequado para aplicações de retrofit (reformas e adaptação) e novos projetos. O sistema foi desenvolvido juntamente com a indústria ferroviária da Grã-Bretanha como parte de um programa de dois anos financiado pelo Conselho de Segurança e Padrões Ferroviários (RSSB).

Para mais informações acesse: http://www.railjournal.com/index.php/technology/adaptable-carriage-concept-accommodates-freight-on-passenger-trains.html?channel=2078