Alstom e RATP testam sistema autônomo para estacionamento de trams

30/05/2017 08:04

Imagem: Tram da Alstom

A Alstom, em conjunto com a Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP) finalizou os testes de um sistema autônomo para estabulação (estacionamento em pátios) de tram. O projeto levou seis meses para ser concluído. Uma fase de testes adicionais deverá ser lançada no segundo semestre de 2017.

O tram detecta obstáculos e reage controlando a velocidade entre velocidade máxima de serviço e frenagem de emergência. Além disso, também é capaz de posicionar-se no local e reconhecer o seu ponto de estabulação.

De acordo com a Alstom, os resultados confirmam a viabilidade do uso destas tecnologias em pátios de estacionamento: o tram se move autonomamente, trafega na velocidade requerida em linha reta ou curva e para no ponto de estabulação necessário.

Elisabeth Borne, CEO da RATP, visitou a estação junto com o presidente e CEO da Alstrom, Henri Poupart-Lafarge, para observar o desempenho da solução. Segundo, Poupart-Lafarge, automatizar as operações do tram permitirá uma nova abordagem às operações no pátio de estacionamento.

Para realizar a experiência, a Alstom trabalhou com a Easymile, start-up francesa que desenvolve veículos autônomos para deslocamentos de última milha, para cooperar com a RATP no desenvolvimento do veículo.

Para mais informações acesse: http://www.railjournal.com/index.php/light-rail/alstom-and-ratp-test-autonomous-tram-stabling.html?channel=2078