Solução de headway dinâmico adapta serviços à demanda

21/06/2017 16:37

Imagem: Metrô de Copenhagen

A empresa de sinalização ANSALDO, em parceria com a Metroselskabet, operadora do metrô de Copenhagen, está desenvolvendo um conceito de headway dinâmico. A solução será projetada usando os sistemas de controle de trens da Ansaldo, a digitalização da Hitachi e a tecnologia de internet das coisas (Internet of Things – IoT) para detectar congestionamentos através de sensores nas estações.

A tecnologia analisará a demanda e, através da análise de dados, o número de trens pode ser otimizado automaticamente para responder a mudanças repentinas no número de passageiros. A solução seria particularmente útil para aumento da demanda durante eventos ou horários de pico.

O objetivo do projeto é adaptar o número de trens à demanda em tempo real, aumentar a satisfação dos passageiros e economizar energia e custos de operação, aumentando a utilização do serviço.

Um protótipo será concluído até o final de 2017, seguido por um desenvolvimento completo envolvendo as linhas M1 e M2 de Copenhagen, e a nova linha de Cityringen. A Ansaldo gerencia o sistema sem condutor de Copenhagen desde outubro de 2002.

De acordo com o CEO da Metroselskabet, Henrik Plougmann Olsen, explorar maneiras de otimizar a capacidade do sistema para torná-lo o mais eficiente possível é fundamental para reduzir o custo do transporte público.

Para mais informações acesse: http://www.railjournal.com/index.php/technology/dynamic-headway-solution-adapts-services-to-demand.html?channel=2078