Software usa big data para reduzir risco de Spad

10/07/2017 12:53

Imagem: Via férrea britânica

Pesquisadores da Universidade de Huddersfield, em parceria com a Rail Safety and Standards Board (RSSB), desenvolveram uma nova ferramenta de software que usa Big Data para reduzir o risco de ultrapassagem de um sinal fechado (Signal Passed at Danger – SPAD).

A Red Aspect Approach to Signals (RAATS) foi desenvolvida usando feeds de vídeo ao vivo da rede britânica, que registraram 137 milhões de incidentes de trens se aproximando de sinais. Esses dados foram usados para desenvolver um algoritmo que fornece uma representação precisa para o número de ocasiões em que um sinal está com aspecto vermelho. Uma pesquisa inicial nas áreas de sinalização monitoradas mostrou que 3,3% de todas as aproximações eram em sinais vermelhos.

Segundo o Instituto de Pesquisas Ferroviárias (IRR) da universidade, com um maior desenvolvimento, a RAATS permitirá que os operadores de trens se concentrem em sinais individuais e o número de ocasiões em que eles estiveram vermelhos quando um trem está se aproximando. Isso irá auxiliar no treinamento do condutor para rotas específicas e também fornecerá dados valiosos para o planejamento do cronograma de viagens e outros problemas estratégicos.

Atualmente, os levantamentos dos condutores são usados para estabelecer uma estimativa da frequência com que os trens se aproximam de sinais vermelhos. “Na verdade, ele varia enormemente entre os sinais individuais”, diz Julian Stow, pesquisador do IRR. “Nosso trabalho permite que os operadores olhem não só para a taxa geral de aproximação vermelha para o sistema, mas também para questionar sinais individuais, considerando fatores como a hora do dia ou semana, para que você possa começar a explorar como a taxa de aproximação vermelha é influenciada pela forma como a via férrea está funcionando, e isso tem potencial para proporcionar uma redução considerável do risco de SPAD em sinais individuais “.

O algoritmo por trás da RAATS agora está sendo disponibilizado gratuitamente para treinar condutores britânicos e permitir o desenvolvimento da ferramenta.

Para mais informações acesse: http://www.railjournal.com/index.php/signalling/big-data-software-tool-to-reduce-spad-risk.html?channel=2078