Trem suspenso inicia fase de testes na China

07/08/2017 15:00

Imagem: Skytrain chinês

Batizada de Skytrain, a nova linha férrea suspensa iniciou sua fase de testes recentemente na cidade de Qingdao, província de Shandong, no leste da China. Fabricado pela CRRC Qingdao Sifang Co. Ltd, o trem suspenso poderá transportar até 510 passageiros em três a cinco carros, com a velocidade máxima de 70 km por hora, tornando-se a mais rápida do país.

O Skytrain é um tipo de monotrilho que utiliza a mais recente tecnologia de motor de íma permanente. Isso o permite ter maior potência, menor volume físico, menor peso e ruído e uma maior eficiência operacional. O veículo é, ainda, adaptável ao uso urbano e em áreas montanhosas, podendo subir gradientes de 100 metros a uma distância de 1 quilômetro.

Projetado para ser um sistema de transporte leve, de velocidade e densidade de tráfego intermediárias, e de baixo custo, espera-se que tenha grande potencial de mercado em regiões montanhosas e grandes cidades.

A China é o terceiro país no mundo a desenvolver linhas férreas suspensas, onde os trens são invertidos e os trilhos ficam na parte de cima do veículo. Antes, Alemanha e do Japão já haviam investido nessa modalidade de transporte.

Para mais informações acesse: https://news.cgtn.com/news/3d637a4e3567444e/share_p.html