Estudo chinês propõe modelo de otimização de cronogramas para transporte ferroviário urbano
Um estudo desenvolvido pela Beijing Jiaotong University, na China, propôs uma abordagem de otimização em dois estágios para otimizar a tabela de horários dos trens e o plano de circulação, considerando a demanda de passageiros em uma linha ferroviária urbana.
Um modelo de tabela horária é baseado na operação de serviços de trens, o que resulta em um problema de programação linear inteira mista (onde apenas uma parcela dos números são inteiros). Além disso, um modelo de circulação de trem é formulado para ajustar os tempos de partida e chegada com o objetivo de reduzir o número de veículos necessários, resultando também em um problema de programação linear inteira mista.
Um estudo de caso baseado na linha Pequim Yizhuang foi realizado para ilustrar a eficácia do modelo e abordagem propostos. O modelo proposto consiste no modelo de agendamento de trem e no modelo de circulação de trem. Uma abordagem sequencial foi proposta para resolver o modelo de otimização em duas etapas; o problema de agendamento do trem é resolvido primeiro e, em seguida, o plano de circulação do trem é obtido com base nos horários de partida e chegada gerados pela programação do trem.
Os resultados da simulação demonstraram que a abordagem proposta gera tabelas horárias e planos de circulação comparáveis aos reais projetados. Entretanto, uma vez que a demanda dos passageiros não é constante, mas varia a cada dia, as características de incerteza da demanda de passageiros devem ser analisadas em trabalhos futuros.
Para mais informações acesse: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0967066117300357