Estudo chinês propõe modelo de otimização de cronogramas para transporte ferroviário urbano

18/08/2017 09:20

Imagem: Linha Pequim Yizhuang

Um estudo desenvolvido pela Beijing Jiaotong University, na China, propôs uma abordagem de otimização em dois estágios para otimizar a tabela de horários dos trens e o plano de circulação, considerando a demanda de passageiros em uma linha ferroviária urbana.

Um modelo de tabela horária é baseado na operação de serviços de trens, o que resulta em um problema de programação linear inteira mista (onde apenas uma parcela dos números são inteiros). Além disso, um modelo de circulação de trem é formulado para ajustar os tempos de partida e chegada com o objetivo de reduzir o número de veículos necessários, resultando também em um problema de programação linear inteira mista.

Um estudo de caso baseado na linha Pequim Yizhuang foi realizado para ilustrar a eficácia do modelo e abordagem propostos. O modelo proposto consiste no modelo de agendamento de trem e no modelo de circulação de trem. Uma abordagem sequencial foi proposta para resolver o modelo de otimização em duas etapas; o problema de agendamento do trem é resolvido primeiro e, em seguida, o plano de circulação do trem é obtido com base nos horários de partida e chegada gerados pela programação do trem.

Os resultados da simulação demonstraram que a abordagem proposta gera tabelas horárias e planos de circulação comparáveis aos reais projetados. Entretanto, uma vez que a demanda dos passageiros não é constante, mas varia a cada dia, as características de incerteza da demanda de passageiros devem ser analisadas em trabalhos futuros.

Para mais informações acesse: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0967066117300357