Operadora sueca substitui bilhetes de passagem por implantes de microchips

28/08/2017 16:35

Imagem: Leitura do implante biométrico

A operadora nacional de transporte ferroviário da Suécia, SJ, alega ser a primeira no mundo a testar o uso de microchips implantados nas mãos de seus passageiros, em vez de bilhetes de papel. Os passageiros inscritos no programa de fidelidade da empresa, SJ Prio, estão entre os primeiros a usar o novo sistema.

A tecnologia utilizada é a mesma usada em aplicativos de dispositivos móveis sem contato, a Near Field Communication (NFC). O microchip armazena a identificação do passageiro, que compra as passagens pelo site ou aplicativo, e os fiscais de bilhetes devem scanear a mão do usuário, da mesma forma como fazem com as passagens atualmente.

Por enquanto, o método só está disponível para aqueles que já possuem o implante biométrico. Cerca de 2 mil suecos já tem o implante, a maioria deles empregados na indústria tecnológica.

Ainda há alguns ajustes a serem feitos: o perfil do LinkedIn de alguns usuários apareciam ao invés de sua passagem, e alguns fiscais da operadora ainda não receberam o novo aplicativo que facilita a leitura do chip. Porém, de acordo com a SJ, é apenas uma questão de tempo até todos os usuários aderirem ao novo método.

As reações tem sido, em sua maioria, positivas, apesar de questões relacionadas a segurança e privacidade terem sido levantadas. Por isso, foi feita a opção por usar o número do associado/usuário/membro, que não revela nenhuma informação sobre o passageiro.

A SJ não é a única empresa sueca a usar o chip biométrico em seus serviços. A empresa Epicenter dá aos seus funcionários a opção de usar o microchip para ter acesso aos seus escritórios. Há, também, uma rede de academias que faz do microchip o seu cartão de membro.

Para mais informações acesse: http://www.independent.co.uk/travel/news-and-advice/sj-rail-train-tickets-hand-implant-microchip-biometric-sweden-a7793641.html