Três maneiras em que os drones podem mudar a indústria ferroviária

07/05/2018 15:13

Veículo Aéreo Não Tripulado

Os drones, também conhecidos por Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), são aeronaves pilotadas à distância, não sendo necessária a presença de um piloto embarcado no seu interior. O VANT está sendo aproveitado em novas indústrias todos os dias, inclusive na indústria ferroviária.

Nos últimos dois anos, consultores e inovadores em ferrovias têm trabalhado com especialistas em tecnologia de drones para encontrar soluções para os principais desafios que o setor ferroviário enfrenta atualmente. E há pelo menos três áreas principais nas quais a tecnologia pode ter um impacto significativo na indústria.

  • Monitoramento da infraestrutura

Uma maneira que as soluções baseadas em drones oferecem é a captura de imagens de alta qualidade a partir da altura, que podem ajudar a detectar pequenas deteriorações na infraestrutura.

A capacidade do VANT de capturar dados detalhados sobre a infraestrutura em áreas remotas e de difícil acesso tem benefícios significativos. As soluções com essa tecnologia podem ajudar a reduzir o risco, o tempo e o custo de acessar áreas difíceis.

  • Conectividade

Os passageiros ficam muitas vezes frustrados por telefone intermitente e falta de acesso ao Wi-Fi no trem. Este é um problema real para a satisfação do cliente no setor ferroviário. O problema dos túneis e longos trechos de trilhos através de regiões remotas tornam a conectividade com a Internet um sério desafio.

Para ajudar nesse problema, o Facebook e o Google estão pesquisando o uso de drones para aumentar a conectividade Wi-Fi em todo o mundo. Em 2015, o governo do Reino Unido começou a investigar o uso destes para seguir os trens e fornecer conectividade direcionada aos passageiros.

  • Investigação de acidentes

Os drones estão sendo cada vez mais empregados na investigação de acidentes ferroviários. No Reino Unido, o Ramo de Investigação de Acidentes Ferroviários (RAIB), que analisa as causas dos acidentes ferroviários, utiliza o VANT há mais de um ano para capturar imagens de incidentes, que muitas vezes podem ser difíceis de obter por outros meios.

Para o RAIB, os drones oferecem uma alternativa muito mais barata aos helicópteros, que antes eram usados em suas operações. Também facilitam o acesso a áreas que seriam proibidas para helicópteros, devido à proximidade de árvores e cabos aéreos.

Em investigações de acidentes, os drones foram usados para capturar dados visuais, térmicos e multiespectrais. Vitalmente, além de capturar dados importantes, eles também reduzem os riscos de levar desnecessariamente pessoas a locais de acidentes perigosos.

 

 

Para mais informações acesse: http://railwayinnovation.com/3-ways-that-drones-could-change-the-railway-industry/