Estudo de desempenho de redes ZigBee em ambiente ferroviário para sistemas de sinalização
Uma pesquisa realizada por alunos da George Green Institute for Electromagnetics Research, Reino Unido, fornece uma alternativa de baixa potência e não invasiva para os atuais sistemas de sinalização do Reino Unido, liderados pela necessidade de reduzir os custos de implementação, manutenção e consumo de energia.
Os sistemas de sinalização ferroviária têm a função decontrolar o movimento do material rodante na rede ferroviária sem comprometer a segurança. Atualmente, os sistemas de sinalização em operação no Reino Unido contam com uma rede física de interconexão para fornecimento de energia e transferência de dados, acarretando alto custo de implementação e manutenção relacionados à infraestrutura.
Uma rede baseada em ZigBee foi apresentada como uma alternativa sem fio modular de baixa potência para sistemas de sinalização ferroviária e estudada em um ambiente sintético criado em uma câmara de reverberação (RC) na presença de fontes realistas de interferência eletromagnética.
O sistema de sinalização proposto no estudo consiste no esquema de Comunicação e Detecção. O esquema de comunicação é responsável pela entrega de dados dentro da rede. É constituído por quatro elementos mínimos: centro de controle (CC), unidade de bordo (UO), nós de sinal (LN) e nós escravos (VN). A coordenação da rede depende do CC, que tem a função de enviar informações para um destino específico. O LN tem a função de retransmitir as informações dentro da rede. Além das informações de retransmissão como o LN, o VN opera os semáforos, de acordo com as instruções recebidas. Finalmente, o dispositivo final é a UO, que exibe informações relevantes (por exemplo, informações de autoridade de movimento) ao motorista. A entrega de mensagens com múltiplos recursos faz este esquema de comunicação. Como espinha dorsal do esquema de comunicação, tecnologia ZigBee foi usada.
O esquema de detecção proposto consiste em incluir um leitor a bordo do trem e tags (RFID) passivas fixadas nos nós próximos à pista previamente endereçada, como o trem está se movendo ao longo da ferrovia, o leitor poderia identificar cada uma das marcas, correspondendo a uma localização geográfica bem definida. Consequentemente, a localização atual no ponto de passagem poderia ser enviada para a UO e depois para o CC. Portanto, o posicionamento contínuo do trem é possível.
Os módulos ZigBee forneceram uma comunicação estável e persistente durante todo o teste, tanto em UO fixa quanto móvel, possibilitando a entrega bem-sucedida de mensagens. Dadas as suas características do modo de descoberta constante, adição e monitoração automática de nós, entre outras, é possível cobrir longas distâncias para entrega de dados, reduzindo o número de nós envolvidos, portanto, os custos poderiam ser minimizados.
A tecnologia RFID apresentou alta resiliência a fontes de interferência e a capacidade de identificação a velocidades consideráveis. A posição atual do trem pode ser enviada de volta ao CC através da OU, permitindo o monitoramento constante do trem. Com isso, poderia haver aplicação potencial para detecção de trens na indústria ferroviária.
Essas duas tecnologias aplicadas juntas poderiam levar à implementação de uma alternativa econômica para sistemas de sinalização, com estimativas de velocidade, localização de trens e verificação contínua da integridade do trem.
Para mais informações acesse: https://ieeexplore.ieee.org/document/8005641/authors