Primeiro trem movido à energia solar é lançado na Austrália

23/06/2018 18:11

trem movido a energia solar na Austrália

 

O primeiro trem movido 100% a energia solar já existe e está circulando pelos trilhos de Byron Bay, na Austrália. A companhia ferroviária da cidade remodelou um trecho de três quilômetros e restaurou uma antiga locomotiva dos anos 70, equipando-a com painéis flexíveis de 6,5 kilowatts (kW).O passeio foi inaugurado e dezembro de 2017, com serviço parcial. O funcionamento total começou em janeiro de 2018. Nos primeiros 19 dias, a novidade já tinha transportado 10 mil pessoas.

O trem foi adaptado de um trem de passageiros clássico que costumava ter dois motores a diesel. Um motor foi substituído por motores elétricos e baterias, e o outro motor foi mantido como um backup de emergência. Ele funcionará completamente com energia solar, mesmo durante períodos de cobertura estendida de nuvens, mas um motor a diesel foi mantido apenas para o caso de haver uma falha.

Os painéis solares, que revestem todo o teto do veículo, armazenam energia em um sistema de baterias de 77 kWh, que também pode ser carregado entre cada viagem a partir de uma matriz solar de 30kW localizada na estação principal. O conjunto de baterias tem a mesma capacidade de um Tesla Model S, de acordo com a RenewEconomy, e pode fazer entre 12 a 15 viagens com uma carga.

O trem conta com um sistema de frenagem regenerativo que recupera cerca de 25% da energia gerada cada vez que os freios são utilizados. A iluminação, o poder de tração, os circuitos de controle e os compressores de ar do trem são todos alimentados por baterias.

“Nós encontramos um trem dilapidado, restauramos e estamos alimentando-o com uma fonte de energia de 4,6 bilhões de anos” é como Jeremy Holmes, diretor de desenvolvimento da Byron Bay Railroad Company resumiu sucintamente a missão do primeiro projeto de trem movido à energia solar do mundo.

 

Para mais informações acesse: http://byronbaytrain.com.au/