Trens elétricos holandeses tornam-se 100% movidos à energia eólica

14/08/2018 09:30

Trem movido a energia eólica

Todos os trens de passageiros elétricos que funcionam na Holanda são alimentados integralmente pelo vento. A companhia ferroviária nacional, NS, anunciou que toda a sua frota de trens opera com energia eólica. 

No final de 2015, o governo holandês anunciou seu objetivo de alimentar totalmente os trens elétricos do país, que carregam 600.000 pessoas diariamente, com energia eólica até 2018. No entanto, durante a primeira implantação do programa de energia limpa, em 2016, a empresa já conseguiu gerar 75% da energia necessária. Na segunda fase, já foram alcançados os 100% planejados. O projeto foi fruto de uma parceria entre a NS e a empresa de energia Eneco.

De acordo com Eneco e NS, um moinho de vento funcionando por uma hora pode alimentar um trem por cerca de 200 km. Embora os trens sejam geralmente considerados sustentáveis em comparação a outros veículos, a frota consome anualmente 1,2 bilhão de kWh de energia eólica– o equivalente à quantidade de eletricidade consumida por todas as famílias de Amsterdã em um ano. Eles esperam reduzir a energia usada por passageiro em mais 35% até 2020 em comparação com 2005.

“A locomoção é responsável por 20% das emissões deCO2 na Holanda e se queremos manter as viagens, é importante que o façamos sem sobrecarregar o ambiente”, disse o gerente de contas da Eneco, Michel Kerkhof. “Este contrato oferece a todos os cidadãos holandeses a opção de uma viagem neutra ao clima, independentemente da distância.”

Para saber mais acesse: https://www.theguardian.com/world/2017/jan/10/dutch-trains-100-percent-wind-powered-ns